Apresentação do Blog ESTRADEIRO

Este Blog é uma iniciativa que visa complementar as atividades desenvolvidas na disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola do Curso de Licenciatura em Artes Visuais - Universidade Aberta do Brasil (UAB) da Universidade de Brasília (UnB). Tem como proposta principal trazer informações que permitam o aprofundamento dos temas desta disciplina e a publicação dos trabalhos realizados. Aliado a isso, visa também discutir aspectos sócio-culturais interessantes do fenômeno “motociclismo”, trocar informações com os companheiros de estrada, compartilhar fotos, vídeos, músicas e tudo o que for de interesse do tema do Blog.

Pensamos ser importante começar por dois conceitos importantes: moto é um transporte alternativo; motociclista é o indivíduo que possui ou faz uso de moto para razões não profissionais.
Comumente o termo "motociclista" é usado erroneamente como sinônimo de motoboy, mototaxista, motoqueiro. Mas, “nada a ver”. Motociclista é aquele que usa moto para lazer, locomoção, diversão ou esporte, mas não como meio de trabalho. (Wikipédia). Ou seja, o motociclista é aquele cidadão que gosta de andar de moto.
Se considerarmos que existe um certo grau de marginalidade, provocada por alguns seres que se utilizam de uma moto, felizmente não é o caso dos motociclistas. Desejamos a moto nas nossas vidas assim como desejamos continuar a fazer parte da sociedade. É por isso que se reivindica o seu uso, tanto prático como de lazer.
Além de ser útil e um imprescindível meio de transporte, a motocicleta oferece importantes valores quanto à liberdade e à satisfação em seu uso. Transmite uma sensação de bem-estar aos seus usuários e acompanhantes. É uma atividade segura e prazerosa.
Mas, além de a moto ser viável e transmitir liberdade de ir-e-vir, sem depender de ninguém, ela é uma ótima alternativa de transporte livre, individual e sustentável. A moto elimina os problemas causados por outros meios de transporte (ou da falta de um transporte coletivo coerente) e oferece um transporte que favorece a circulação, deixando mais espaços livres para os demais veículos, e facilitam projetos favoráveis à criação de espaços de melhor convivência. Ou seja, ela é uma ótima solução ao tráfego urbano e ao lazer.
E isso passa a ser bastante interessante quando se descobre que os motociclistas são cerca de 10 milhões em todo o Brasil. Ou seja, o suficiente para chamar a atenção dos políticos e da sociedade em geral. E a forma de pleitear e defender os direitos dos motociclistas com certeza será parte essencial da mensagem positiva da moto, o que descarta qualquer tipo de resposta agressiva aos demais cidadãos.
Conscientização, educação e técnica: com estes três quesitos bem estruturados, o motociclista tem tudo para fazer um uso inteligente e precioso da sua moto.
Com ruas abarrotadas, trânsito pesado e total ausência de vagas para estacionar, os países da Europa e, ainda outros, pelo mundo inteiro, incentivam o uso das bicicletas e das motocicletas. Bicicletas e motos são consideradas, então, como solução inteligente para resolver os problemas de circulação e transporte das grandes cidades.
No Brasil, apesar de sua importância social e econômica, atualmente a moto ainda carece de maior respeito e maior atenção de todos. Se os carros são maioria no trânsito, as motocicletas – como outros tipos de transportes - também merecem uma atenção específica às suas características e necessidades junto aos órgãos responsáveis pelo trânsito. A prática do motociclismo precisa ser motivo de urgentes iniciativas, sobretudo aquelas que dizem respeito às questões da segurança e das melhorias para o desenvolvimento do motociclismo. Assim, priorizar a segurança e as melhorias são algumas das medidas que os motociclistas entendem ser de responsabilidade dos órgãos públicos.
Nesse sentido, algumas iniciativas poderiam trazer grandes contribuições:
- A liberação da faixa de ônibus ao uso das motos. Uma opção seria a
ampliação das faixas exclusivas - que estão sendo analisadas;
- A projeção de ruas e estradas para motos, com pavimentação e sinalização adequadas (guard-rails com proteção inferior, sinalização horizontal antideslizante, sinalização vertical apropriada e conservação do pavimento ou asfalto);
- A criação de mais estacionamentos específicos;
- Possibilidade de se estacionar em algumas calçadas (pois existem espaços onde seria totalmente viável)
- O incentivo ao uso e à diminuição dos custos dos equipamentos de segurança (jaquetas, calças, botas e luvas apropriadas);
- A diminuição dos impostos sobre a motocicleta devido à sua função social;
- Preços de seguro mais justos;
- Planos de financiamento mais amplos;
- Equivalência da Carteira de Habilitação B-A1, como ocorre na Europa.

Como disse, no início, tenho objetivos para o blog. E quero realizá-los. Mas, a maioria deles depende de vocês. Sim, depende de você leitor(a), que abre este blog e lê os posts, que comenta; que segue; que divulga o trabalho e as idéias. Sem vocês esse blog não será nada. Porque quem faz o blog são vocês. Então, você que vir a este blog, volte. Volte sempre e siga, siga,siga!

Dário Mattos

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O ser é o fundamento de toda  verdade.
                                          (Heidegger)

Nenhum comentário:

Postar um comentário